Qual o melhor momento para comprar dólar para viajar.
O melhor momento para comprar dólares para viagens pode variar dependendo de diversos fatores, como a flutuação do mercado de câmbio e a oferta e demanda de dólares na economia. No entanto, aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudar:
Monitore as tendências do mercado: Você pode acompanhar as flutuações do dólar em relação à moeda local de seu destino de viagem. Se o dólar estiver em alta, pode ser tolerado esperar um pouco para ver se ele cai antes de comprar. Se o dólar estiver em queda, pode ser uma boa ideia comprar imediatamente.
Antecipação: Comprar dólares com antecipação pode ser uma boa estratégia, já que isso lhe dará tempo para monitorar as flutuações do mercado e aguardar um momento favorável para comprar.
Compra gradual: Outra opção é comprar dólares em pequenas quantidades
Estamos vendo uma recente e considerável queda do dólar, esperado já por muitos. Será que é hora de aproveitar e comprar os dólares para sua viagem?
Os economistas e especialista na área dão muitas explicações para o fato – Commodities, Selic, Juros nos EUA… – mas para nós viajantes fica só uma dúvida: Compro agora ou espero baixar mais?
Ninguém pode afirmar o que realmente poderá acontecer com a moeda nos próximos meses, porque depende de muitos fatores para queda ou elevação. Todas as informações divulgadas são apenas previsões, sujeitas a erro e acerto. Algumas especulações são até propositais, para benefício dos investidores….
Então, o que fazer?
Imaginemos que você tenha uma viagem programada para daqui há 5 meses e pretende levar USD 1500 em espécie. O ideal é ir comprando os dólares aos poucos, para não perder tanto, caso encontre uma elevada variação no caminho.
Se você comprar USD 300 por mês, até o mês da sua viagem, terá todo o montante planejado. Essa é uma estragét
É claro que, se algo te surpreender neste tempo, como uma queda maior que o esperado, vale a pena investir mais. 🙂
Lembre-se que os cartões de crédito internacional tem a modalidade de saque em cash em muitos países no mundo e muitas vezes é uma excelente saída, mesmo com a cobrança do IOF. Considero boa essa opção, principalmente, quando é necessário mais de uma conversão. Quem vai para Tailândia, por exemplo, tem que converter, na maioria das vezes, de Real para Dolar e depois de Dolar para Bath. Somando as perdas, o IOF do cartão pode ser mais compensador…
Fique de olho também na variação cambial entre as agências e bancos. Pesquise bastante! A cotação pode cair de um estabelecimento para o outro…
Os bancos públicos costumam ter uma cotação mais próxima do dólar comercial, o que é mais vantajoso.
Ah! Não exagere na compra da moeda! Lembre-se que para comprar a cotação é alta, mas para vender é muito baixa. O que aumenta mais o prejuízo. Planejamento é a palavra chave. 🙂