O que fazer em Lisboa, Portugal
Dos países europeus, lá estamos em casa. E não é só pela língua portuguesa, mas pela alegria dos portugueses em receber os brasileiros. Em todos os lugares que passamos encontramos pessoas que tinham respeito e muito carinho pelos brazucas.
As atrações são intermináveis, para todos os gostos e a um excelente preço – se tratando de Europa.
O transporte pode ser feito de bondinho, elevador e através de metrô – para as atrações mais distantes, o ideal é programar o barato e prático city tour – Hop-on/Hop-off.
- Torre de Belém
Com marcante história e representação militar e financeira, hoje é um dos cenários mais procurados pelos amantes de Lisboa. Estrategicamente localizada às margens do Rio Tejo, deixam os turistas com suas câmeras sempre ocupadas.
- Oceanário
O preço pode até ser salgado para alguns – veja aqui – mais o espetáculo compensa.
O passeio é completíssimo, começando pela arquitetura externa.
Ao entrar no oceanário tem animais marinhos expostos e todos com a devida explicação de espécie e origem. É uma caminhada que inicia no andar superior e vai descendo até a profundidade do oceano. Tubarões, arraias e o bacalhau… Isso mesmo, você poder ver, fotografar e contar que viu a cabeça dele.
Ah! Para os aventureiros tem a opção de batismo, mergulhando com os tubarões e até podendo passar uma noite lá, dormindo no oceano – cercado pelo enorme aquário.
- Praça do comércio
Importantíssimo pelo símbolo histórico da coroa portuguesa e considerada uma das maiores praças da Europa.
Vale flanar por horas ali e conhecer a importância que este lugar ainda exerce no país. Logo atrás da praça, tem um comércio vasto para aqueles que apreciam.
Hospedagem
Escolhemos o Turim Atlântico – Excelente hotel. A cordialidade e a localização é o diferencial. Os quantos são modernos – embora a arquitetura externa seja preservada dos tempos antigos. O café da manhã é variado e a localização é ideal: Pertinho de tudo, no coração de Lisboa.
O preço x benefício é muitíssimo compensador –veja aqui.
O que ver mais?
Tem Museu Nacional de Arte Antiga, Monumento aos Descobrimentos (marcante história entre nosso país e o deles), Elevador de Santa Justa. Castelos, Mosteiros, Miradores… E por aí vai.
Compras?
Quando desembarcamos em Lisboa conhecemos uma família de lá e perguntamos sobre os preços. A dica foi simples e precisa: Em Portugal as coisas não são baratas como nos EUA, por exemplo. Mas se na entrada de uma loja estiver escrito “desconto de 50%” você pode entrar com a certeza que levará tudo realmente pela metade do preço – diferente de algumas lojas brasileiras que fazem promoção de “50% do dobro do preço”.
Dicas preciosas de compras na Europa – clique aqui.
Gastronomia?
Uma das minhas maiores saudades de Portugal. Tudo é feito com muito capricho.
Poderia falar de tantas coisas aqui, mas duas merecem destaque. O famosíssimo pastel de Belém – original – a preço justo e podendo ser embalado como lembrança da terrinha.
E claro, o verdadeiro-autêntico bacalhau. Delicioso!
Comemos no tradicional Bacalhoeiro e recomendamos. Tudo lá é bom, mas o bacalhau é o diferencial, claro.