Para alguns ele permanece esquecido, mas ao fazer uma visitinha, que cabe bem em 1 dia, você encontrará opções de lazer, história, comércio e tudo gratuito.
Um dos pontos é o Palácio do Governo, mais conhecido como Palácio Anchieta. Hoje abriga exposições e tem uma importância política para o Estado.
Está localizado de frente ao porto de Vitória, a beira mar, e tem uma arquitetura muito bem preservada.
Informações e visitas agendadas: http://www.palacioanchieta.es.gov.br/
Endereço: Praça João Clímaco, s/n
Telefone: (27) 3636-1032
Um pouquinho mais a frente você encontrará o Parque Moscoso. Com entrada gratuita é um passeio para quem procura tranquilidade.
O parque já foi melhor preservado e teve mais atrações (animais, brinquedos mais modernos e etc.) mas hoje ainda tem encantos que vale a visita.
A maioria dos visitantes são os moradores da região do centro de Vitória, geralmente casais de namorados e pais com crianças pequenas.
Os pombos lotam o parque e são “domesticados”. Se você comprar uma pipoca, por exemplo, logo eles vão se aproximar esperando retribuição.
No parque também tem plantas e árvores devidamente identificadas, monumentos em homenagem a grandes nomes do Brasil, como Santos Dumont, espaço para ginástica (academia popular) e muito mais.
Encontramos uma placa anunciando “área de internet livre” e nos surpreendemos. Acesso fácil e veloz a partir dos aparelhos smartphones.
Um teatro em forma de concha abriga espetáculos somente nas épocas em que há programação divulgada pela prefeitura ou pelo parque.
Existem fontes e monumentos construídos em homenagem a fatos e pessoas, todos com descrição.
Preços? Tudo no parque é bem barato.
Segurança? Dentro do parque existem guardas e é relativamente seguro. Fora do parque, como em qualquer centro de capital, é necessário um pouco mais de precaução – sem nenhum desespero.
E as lojas do Centro? São muito simples, principalmente as próximas ao parque. Se quiser conhecer artesanato vá mais a frente até o mercado da Vila Rubim.
Mais opções? Tem sim, muitas. Olha aí em baixo.
Fonte: Painel localizado as pés do Palácio Ancheta