Em primeiro lugar, neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) sobre o roteiro de viagem pela Bolívia, incluindo Salar de Uyuni, começando por Santa Cruz de La Siera.
Em outras palavras, Santa Cruz de La Siera, partindo para Sucre de aéreo e depois para Uyuni de ônibus, de onde fizemos o roteiro pelo deserto boliviano. Agora confira: Dicas do roteiro de viagem pela Bolívia!
Dicas roteiro de viagem Santa Cruz de La Sierra Bolívia
Em segundo lugar, escolhemos começar por Santa Cruz de La Sierra para adaptação com a altitude, algo que deve ser lavado em consideração na viagem. Além disso, nossa intenção era ir subindo gradativamente, no roteiro, para aliviar os efeitos naturais do Soroche (distúrbio causado pela falta de oxigênio em atitudes elevadas).
A cidade de Santa Cruz de La Sierra não é uma cidade propriamente turística, mas tem atrações que vale pelo menos um dia por lá. Por exemplo, ao chegar na cidade, no centro, mais especificamente, dá uma impressão de que paramos no tempo. A arquitetura preservada, os ônibus antigos e o estilo de vida dos moradores nos remete a um filme de época.
A principal atração é a Praça Central 24 de Setembro. Um local muito agradável, cercado por árvores e seguro. Além disso, nessa região é possível encontrar casas de câmbio, bons restaurantes e mercados, que usamos para suprir a necessidade do restante da viagem. Por isso escolhemos fica hospedado nessa região, conforme opções aqui.
Basílica de São Lourenço na Bolívia
A Basílica de São Lourenço é o principal cartão postal da cidade e fica localizada em frente à Praça Central 24 de Setembro. Por exemplo, a arquitetura é detalhadamente preservada por dentro e por fora. Além disso, quando está aberta é possível fazer uma visita e subir até o domo para ter uma melhor visão da cidade de Santa Cruz.
Casa Cultural Belchior Pinto
Ao redor da praça também estão alguns centros culturais, por exemplo, a Casa Cultural Belchior Pinto, de onde se mantêm diversas exposições durante o ano e com amostras permanentes do artista que leva o nome do local. As exposições costumam ser gratuitas em sua maioria.
Dicas do roteiro de viagem Cidade de Sucre na Bolívia
Em nossas dicas do roteiro de viagem pela Bolívia, nós partimos de Santa Cruz de La Sierra, a primeira cidade que pousamos na Bolívia, pegamos um voo na cia aérea Amazonas até a cidade de Sucre. Em outras palavras, o voo foi rápido, menos de 1h, bem tranquilo e com todos os serviços bem organizados. Fizemos a compra dos bilhetes direto no site da cia.
A Primeira coisa que fizemos, por exemplo, foi escolher uma hospedagem bem centralizada para conseguirmos visitar os principais pontos turísticos a pé e com segurança. Optamos por essas opções aqui.
Acima de tudo, Sucre é uma cidade encantadora e bem mais turística do que a anterior, Santa Cruz de La Sierra. Além disso, em Sucre, visitamos a Plaza 25 de Mayo de onde conseguimos avistar os principais edifícios históricos da região, como a Prefeitura, que tem uma arquitetura espanhola impressionante.
Plaza 25 de Mayo
Visitamos também o mercado da região onde experimentamos as frutas, conhecemos os temperos, tivemos contato com a população local. Além disso, comemos ali pertinho o famoso Salteña, delicioso salgado boliviano com a receita original preservada na cidade de Sucre.
A partir da rodoviária de Sucre seguimos viagem para a cidade de Uyuni de onde fizemos o roteiro pelo deserto. Os ônibus são confortáveis e o trajeto é noturno. Saímos por volta das 22h de Sucre e amanhecemos já em Uyuni.
Dicas do roteiro de viagem Cidade de Uyuni na Bolívia
Após passar pelas cidades de Santa Cruz de La Sierra e Sucre, chegamos em fim no ponto máximo da viagem que seria o roteiro a partir da cidade de Uyuni.
A cidade de Uyuni é bem simples, ou seja, com pouca estrutura e as lojas aceitam dinheiro em espécie. Poucos locais têm máquina de cartão de crédito.
Além disso, você poderá fazer o passeio para o deserto de sal e demais roteiros com guia previamente contratado no Brasil ou escolher um dos guias da região que estão disponíveis para vender os passeios já na rodoviária.
Dicas do roteiro de viagem Salar de Uyuni Bolívia
Nosso percurso iniciaria em Uyuni e terminaria na mesma cidade. Isso porque alguns seguem viagem até o Chile e de lá seguem viagem. Nosso passeio teve a primeira parada no impressionante deserto de sal, o famoso Salar de Uyuni – O maior deserto de sal do mundo, com paisagem incomparável que remete ao espelhamento do céu, gerando fotos incríveis.
Cemitério de trens Uyuni
Um dos pontos de parada é o cemitério de trens ou museu de trens, do século XIX, e de onde os turistas registram fotos das ferragens abandonadas. Embora pareça uma parada triste e sem sentido, o cenário é bem alinhado com o deserto ao redor. Os registros ficam por conta da criatividade de cada fotógrafo ou do guia que se aventura nas fotos com os turistas.
Durante o percurso vários pontos de parada existem na região, como artesanatos feitos de sal. Além disso, paramos também na Plaza de las Bandeiras (onde ficam hasteadas as bandeiras de muitos países), o Monumento de Dakar (um marco da corrida que se planejou na região), caminho pelas margens de Vulcão Tunupa até vermos o impressionante por do sol no Salar de Uyuni. Nossa, pernoite foi num hotel de Sal, isso mesmo, as paredes são feitas de sal.
No dia seguinte em Uyuni
No dia seguinte seguimos pelo deserto com muitas paradas que marcam a paisagem impressionante da região.
Passamos pela região do Vulcão Miradouro, seguindo pela Laguna Altiplanadas, onde conseguimos ver muito flamingos que vivem livres ao redor do lago. Passamos pelo deserto Siloli com suas formações rochosas milenares e impressionantes.
Seguimos viagem pela Laguna Colorada onde a fauna e a flora ia mudando de acordo com o avançar do nosso roteiro. Além disso, ali já era possível avistar muitas Lhamas, Vicunhas e pássaros nativos. Tudo isso cercado pela beleza das Cordilheiras dos Andes.
Por fim, chegamos ao terceiro dia do roteiro nas Termas Polquis onde se pode tomar um banho relaxante depois da longa viagem. Embora as temperaturas estavam baixas na região fria (pela altitude) as águas se mantiam naturalmente mornas. Seguimos viagem pelo Deserto Dali e avistamos no caminho a Lagoa Verde e a Lagoa Branca, seguindo viagem parando pelos povoados, em meio as muitas Lhamas, até chegarmos novamente a cidade de Uyuni.