Neste post, separamos algumas, dica que vão ajudá-lo(a) sobre o que fazer em Doha, Qatar.
Doha Qatar pontos turísticos
Passagens para o Catar
Em primeiro lugar, voamos de Qatar Airways de São Paulo para Bangkok e nesse percurso havia uma conexão de 10 horas no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha — Qatar. Claro que o aeroporto é um passeio considerável — ou seja, todo moderno, com uma estrutura incrível, excelentes obras de arte e muito confortável — Escrevemos sobre ele aqui.
Como conseguir um Stopover para o Catar?
stopover gratuito
Em segundo lugar, desde novembro de 2016 a Qatar Airways oferece stopover gratuito para quem está em conexão no aeroporto, inclusive com gratuidade também na taxa do visto necessário para o país… Uma oportunidade de ouro!
Visto de trânsito Doha
Contamos tudo sobre como pedir visto de trânsito para Doha, aqui.
A partir daí nossas pesquisas mudaram. Além disso, planejamos o seguinte, sair do aeroporto na ida (para conhecer Doha) e na volta descansar nas cadeiras reclinadas que existem por lá.
Em outras palavras, foi com esse planejamento que conhecemos a parceira Leila Martinez, guia de turismo, brasileira, apaixonada pela cultura local e extremamente competente no que faz. Estávamos em 19 pessoas e Leila foi uma unanimidade entre nós… Ela é nota 10!
Da mesma forma, todos os trâmites de legais para entrar no país — que é bem rápido e organizado — encontramos a Leila com a identificação do grupo, no saguão do aeroporto.
Durante o percurso, por exemplo, Leila foi nos explicando sobre os costumes locais e até nos mostrou, as vestimentas típicas árabes, masculina e feminina, e a diferença dos lenços usados pelas mulheres. Voluntários do nosso grupo foram usados para o exemplo. Nosso roteiro foi incrível:
Aqui vão 6 motivos do que fazer em Doha, Qatar
1 – Souq Waqif (Doha)
O significado do nome Souq Waqif é mercado a pé. Esta é a área mais antiga e tradicional da cidade-Parada obrigatória!
Em suma, neste local foi possível entrar em contato com a forte tradição, ver a típica arquitetura árabe, provar da culinária local, comprar souvenir, aprender sobre a cultura da região.
Usufruir de uma infinidade de restaurantes de diferentes culinárias, muitos deles abertos 24 h ou para quem se interessar… Sentar e fumar narguilé por horas a fio.
É o ponto turístico mais visitado e o lugar preferido dos Qataris (como é chamado o povo da região). Além disso, se você planeja comprar produtos tradicionais, da região, o Souq Waqif é o lugar.
2 – Falcon Souk (Doha) — O mercado dos falcões
O FALCON SOUQ — ou Mercado dos Falcões — tem inúmeras lojas, como se fossem pet shops, porém somente dedicadas a tradicional prática da falcoaria.
Devido ao horário que fomos, bem de madrugada, as lojas estavam fechadas, mas mesmo assim foi possível ver os falcões que estavam à venda nas lojas.
3 – DIWAN AL AMIRE (Doha)
O DIWAN AL EMIRE, por exemplo, é o palácio do governo que fica localizado em duas partes. Ou seja, uma virada para o Corniche (calçadão da cidade) e outra virada para os estábulos da guarda montada do palácio.
Paradinha para tirar foto com os camelos que estavam dormindo e cobertos cuidadosamente devido ao frio, e muito frio. 🙁
4 – MIA — Museu da Arte Islâmica (Doha)
Paramos também no MIA — Museu de Arte Islâmica — que estava fechado e por isso visitamos por fora, mas valeu muito a pena!
Foi possível apreciar a belíssima arquitetura projetada pelo arquiteto Ming Pei, o mesmo que projetou a pirâmide do Louvre.
O museu fica em um parque que fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana.
5 – Katara (vila cultural do Catar)
Acima de tudo, o KATARA é um complexo cultural idealizado pela Sheika Mozah Bint Nasser, mãe do atual Emir Sheik Tamim Bin Hamad Al Thani e ex-primeira Dama, em parceria com o ator Robert De Niro para abrigar o TRIBECA festival de cinema.
Nesse complexo visitamos as duas primeiras mesquitas no Qatar projetadas por uma mulher. Além disso, a Blue Mosque, toda em azulejos iranianos e pastilhas de ouro 24 k e a Golden Mosque, uma mesquita pequena, porém toda revestida em pastilhas vitrificadas de ouro 24 k.
6 – Anfiteatro da Katara
Também visitamos o anfiteatro da Katara, todo revestido de mármore travertino e com capacidade para 5 mil pessoas. O anfiteatro é aberto com vista espetacular para o mar do Golfo Pérsico.
Doha nos impressionou pela riqueza de cultura, pelos detalhes na arquitetura, pela história tão antiga e atual ao mesmo tempo… Fomos embora já pensando em voltar!
Pingback: O que fazer em conexão no aeroporto Doha.
Olá,
Vamos fazer uma conexão de cerca de 12h em Doha. Deve valer a pena sair, mesmo chegando às 06.30. Reparei que na troca de msg a certa altura aparece o WhatsApp da Leila. Podemos usar diretamente para acertar com ela um tour? Obrigado pelas vossas dicas que achamos ( sem visitar) super interessantes.
Um Abraço português
JP e Cris
Olá JP!
Em 12 horas vcs podem ver muita coisa com a Leila. Não deixem de conhecer esse lugar incrível. Leila é muito competente, vcs vão gostar!
Abraço.
Fábio
A Leila é uma guia local?
Sim, é.
Pingback: Qatar e fim do Visto para brasileiros | Viagem a Bordo
se um voo tem conexão em doha por 8 horas e depois em londres e depois chega no brasil .posso pedir esse visto de transito gratuito pela qatar airways>peço previamente >
Olá, Raquel!
As regras mudaram recentemente, veja no site da sua cia aérea.
Vc tem horários suficiente pra sair e conhecer um pouco da cidade…
Abraço.
Fábio.
Pra facilitar atualização o post e publicamos um novo… Veja aí, Raquel!
https://www.viagemabordo.com/2017/11/02/qatar-e-fim-do-visto-para-brasileiros/
Esse stopover com a Leila já era da companhia Qatar Airways ou vocês “compraram” separado? Se “comparam” separado, pq não aproveitaram o serviço da Qatar?
Olá, Luca!
Contratamos o serviço da Leila porque no nosso caso a cia aérea não ofertava o passeio (veja no seu caso).
Abraço.
Fábio
Olá, estou ADORANDO suas dicas, pois também vou fazer uma conexão longa no Qatar. Onde vc encontrou os serviços da Leila? esse tour tambem é oferecido pela Qatar? Obrigada
Olá, Aline!
Esse tour é oferecido sim, pela Leila.
Há link no nome dela, no post, que direciona para página no facebook.
https://www.facebook.com/turistandoemdoha/
Abraço.
Fábio.
Oi Aline…tudo bem?
Siga as dicas do Fábio q estão ótimas e super completas para aplicação do visto.
A Qatar tem um city tour gratuito porém é com guia em inglês e o último tour é as 16hs.
Se sua conexão for depois disso vc terá que ter um guia privado.
Vou te dar meu whats se vc desejar mais informações.
+97433185310.
Abço Leila